Seguidores

terça-feira, 6 de julho de 2010

Bicharada Simpática... e Nem Tanto!

Deixem que vos faça as apresentações, como boa dona de casa que penso ser...
Eis, em seu traje típico D.Gafanhoto, um senhor muito saltitão porque tem as patas posteriores muito compridas e com o fémur muito forte, o que origina que se desloque em saltos longos... É muito verdinho, ás vezes amarelado e pertence a uma família enorme: a dos insectos!
É bonito D.Gafanhoto, não é? Mas eu não morro de amores por ele... tem a mania de pensar que o meu jardim é o seu restaurante particular... Coitadas das minhas queridas plantinhas... quando o avistam até ficam verdes! Graças a Deus têm hábitos solitários. Ás vezes juntam-se em grandes enxames e quando isso acontece devastam grandes plantações. Foi uma das pragas que segundo o Antigo Testamento assolou o Egipto.
Cada individuo mede de 3 a 5cm., sendo que as fêmeas são um pouco maiores
(de 6 a 8cm.). O seu peso varia entre 10 a 30gr. Acasalam durante o Verão, mas as larvas nascem no Inverno. E para terror das plantas do meu jardim, cada fêmea põe de 50 a 100 ovos!!! É muito ovo...
E ainda por cima, imaginem, D.Gafanhoto está espalhado por todos os Continentes!

E agora meus senhores, elegante, vestido de verde e ás vezes de castanho, apresento-vos em voz baixa, porque está rezando, o Sr.Louva-a-Deus... ás vezes também conhecido por Cavalinho de Deus. É assim chamado porque quando está pousado assume uma posição que faz lembrar uma pessoa orando de mãos postas. Normalmente passa despercebido aos nossos olhos, porque como de tolo nada tem, confunde-se com as folhas ou os troncos para evitar ser comido por outros insectos maiores, ou por pássaros. Os morcegos por exemplo, são seus apreciadores, mas o Sr.Louva-a-Deus tem um voo rápido e consegue desviar-se deles executando mergulhos em pleno voo.
Este insecto tem cerca de 2 400 espécies em todo o mundo, especialmente nas zonas tropicais e subtropicais. Mede mais ou menos 5cm. e tem uma bela cabeça triangular, com dois grandes e lindos olhos de cada lado. As patas da frente são utilizadas para caçar. Caçam moscas e alguns outros insectos, de emboscada, facilitada pelo facto de terem uma grande capacidade de camuflagem. Apesar de não terem qualquer espécie de veneno, são bons caçadores, sendo por esse facto muito bem vindos aos jardins (e eu confirmo). Na agricultura biológica são de grande utilidade, não sendo utilizados pesticidas os agricultores agradecem a ajuda...
Acasalam no Outono. A fêmea põe entre 100 a 400 ovos numa cápsula dura que guarda ou no chão, ou numa folha enrolada. Em algumas espécies a fêmea fica perto da cápsula protegendo-a de predadores. Nasce como ninfa, igual a um adulto sem asas e claro, menor.
Mas não há bela sem senão... A fêmea, ás vezes, depois do acasalamento, como isso cansa que se farta e dá uma fome daquelas... e não tem farnel ali á mão... mata o macho e come-o!!
E eis que chegamos ao último insecto desta série. Sim, é um insecto que existe em todas as regiões do nosso planeta, excepto nas regiões polares. Sim é um insecto muuuuuito incómodo e ainda mais perigoso e temos quase sempre um que nos visita frequentemente e ainda por cima em nossas casas!
Fiz o arranjo fotográfico que podem ver para que o olhem de várias perspectivas. Tentei alegrar um pouco com umas flores, apesar deste insecto gostar mais da porcaria: lixo, fezes, carne apodrecida... ele se alimenta disso tudo e também é esse o meio ideal para se reproduzir! Depois, com as patas sujas e transportando inúmeras bactérias, entra calmamente em nossas casas, poisa na nossa comida, na nossa pele, na mesa onde comemos... Claro, dão origem a várias doenças! A disenteria, a tuberculose, a febre tifóide, a conjuntivite... é necessário enumerar mais?
Portanto, apesar de achar que já não serão necessárias apresentações, ainda assim, vos apresento D.Mosca Doméstica, um verdadeiro perigo público!
É o mais comum dos insectos e há várias espécies, sendo a Mosca Doméstica a mais comum de todas as espécies. Tem sido através dos tempos a responsável pela propagação de diversas doenças.
Felizmente tem uma vida curta, de 25 a 30 dias. Depois do macho fertilizar a fêmea, esta fica pronta para pôr os ovos, em qualquer detrito, sem se preocupar mais com eles. O ciclo é muito rápido. Entre o pôr do ovo e o insecto adulto bastam cerca de 7 a 10 dias.
Mas há sempre mais qualquer coisa. A larva da mosca está sendo utilizada em estudos da Medicina Legal, para se saber há quanto tempo se deu a morte de alguém, visto as larvas se alimentarem de carne morta. Além disso fazem-se experiências, pelos mesmos motivos, para debelar a gangrena.
Portanto estão feitas as apresentações...

2 comentários:

Maria Ferreira disse...

O que eu aprendo contigo, obrigada.
Beijos

Maga disse...

E o que eu aprendo com todas as pessoas...
Bjos. da
Maga